terça-feira, 11 de agosto de 2020

O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu – Queen Jesus Play (Escócia/Brasil) – Festival FarOFFa – Transmitido em 11/08/2020 (Gravado)

 

            Depois de quase 6 meses sem assistir e escrever sobre peças teatrais, decidi, após uma sugestão do amigo e ator Rodrigo Fidélis, que encontrei por acaso no bate-papo do Festival FarOFFa, me adaptar à nova realidade e voltar a escrever.

A peça escolhida para reiniciar este trabalho tão gratificante é O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, espetáculo que eu não tive a oportunidade de assistir ao vivo, mas pelo qual sempre nutri uma necessidade enorme de escrever sobre. E assim, resolvi escrever pelas impressões da apresentação do Festival FarOFFa, transmitido pela internet. A experiência não é igual a uma apresentação presencial, mas precisamos viver, vivenciar e aproveitar ao máximo o que temos no agora.

O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu é uma peça escrita pela atriz e autora Jo Clifford, traduzida e dirigida no Brasil por Natalia Mallo e encarnada de corpo e alma pela atriz Renata Carvalho. A premissa da peça é como seria o retorno de Jesus, um ícone da humanidade, no corpo de uma mulher trans, nos dias de hoje, em nossa sociedade.

Somos corajosos em receber a Rainha do Céu  Mais corajosa ainda é a atriz Renata Carvalho, que consegue chegar em cena, dominar o palco, hipnotizar o público e dar uma aula de respeito, espiritualidade, religiosidade, solidariedade, inclusão, amor ao próximo e luz. Luz que existe para brilhar e não para ficar escondida, presa “em armário”, censurada, criminalizada, diminuída em um eterno calvário e trevas da opressão estrutural e da transfobia. 

A peça é provocadora e mescla momentos de seriedade, de emoção, de humor, com muito equilíbrio, se utilizando de um bem cuidado estudo, para apresentar parábolas e passagens bíblicas nos dias atuais, de momentos tão incômodos. Mas a polêmica, tão alardeada que foi motivo até de censura judicial, está apenas na cabeça mesquinha e pequena de pessoas que não entenderam a essência da mensagem cristã e que acham um absurdo ver Jesus em um corpo travesti, como se a comunhão excluísse ao invés de incluir todos, ao mesmo tempo que não acham um absurdo sermos o país que mais mata pessoas trans no mundo (http://especiais.correiobraziliense.com.br/brasil-lidera-ranking-mundial-de-assassinatos-de-transexuais).

A peça transmitida pelo festival foi apresentada em um templo da arte, o Teatro Oficina (https://teatroficina.com/). Estava lotada e diversa. Uma noite mágica, que terminou com lágrimas, catarse, risos e a sensação de libertação. Uma celebração da vida. Que vontade de estar lá.

Como afirma Jesus, Rainha:  "A mudança vai ocorrer de qualquer maneira." 

É uma obrigação de todos nós sermos abençoados agentes da mudança, desta verdadeira comunhão.

Amém!!!


Jesus

Uma vez vi Jesus

Tinha cabelos longos, corpo magro, olhos penetrantes

Falava verdades para quem quisesse ouvir

 

Uma vez vi Jesus

Usava saias, batom, salto alto

Falava verdades para quem quisesse ouvir

 

Uma vez vi Jesus

Tinha acabado de voltar como uma mulher trans

Tentaram calar, mas ela continuou falando verdades para quem quisesse ouvir

Rodrigo Ferret

 

 

Para saber mais:

Jo Clifford (https://gente.ig.com.br/cultura/2017-09-20/travesti-peca.html)

Renata Carvalho (https://revistacult.uol.com.br/home/tag/renata-carvalho/)

Natália Mallo (https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/11/1931960-eu-tinha-meu-olhar-condicionado-diz-diretora-de-peca-com-travesti.shtml)

Apresentação em uma paróquia (https://revistaforum.com.br/brasil/espetaculo-com-jesus-trans-e-apresentado-em-igreja-do-bairro-santa-cecilia-em-sao-paulo/)

Duas decisões judiciais, fruto das pesquisas para este texto, que compartilho aqui sobre a peça: uma liberando à peça, em uma ode ao respeito e equidade (https://gente.ig.com.br/cultura/2017-09-20/travesti-peca.html) e outra uma censura sem assistir, algo que apenas confirma o a peça busca mudar (https://www.conjur.com.br/dl/juiz-proibe-peca-representa-jesus.pdf). Os textos das decisões falam por si.

Ficha técnica: https://www.faroffa.com.br/faroffa/queen-jesus-play-(esc%2Fbr)


Fotos: divulgação 

Programação do Festival (https://www.faroffa.com.br/agenda)