domingo, 1 de dezembro de 2019

Arandu, Lendas Amazônicas – Adilson Dias (RJ) – CCBB-DF


Antes do teatro existir, já existia a contação de histórias, a tradição herdada por gerações e gerações através da oralidade, a passagem de conhecimento e sabedoria, cujo significado no dialeto tupi-guarani é Arandu.



Arandu é um belo, lúdico e delicado espetáculo de contação de histórias sobre lendas amazônicas. Em sua aparente simplicidade reside a magia que nos transporta à floresta amazônica para ouvir uma indígena (Lúcia Morais) nos contar o que ouviu de sua avó na beira do Rio Amazonas. 


A ancestralidade viva no palco, envolta em poesia visual e cênica, as lendas amazônicas tomando forma, pessoas, árvores, rios e animais sendo imaginados, visões sendo formadas na mente de cada espectador, das crianças aos adultos, todos encantados em uma verdadeira viagem imaginativa e espiritual.


Em cena são contadas de forma intimista as lendas amazônicas do dia e da noite, da vitória-régia, do açaí e da fruta amarela. Cada uma com sua beleza e peculiaridade, contadas pela carismática e espirituosa Lúcia Morais, que conduz o público pela floresta e convida ao exercício de vivenciar as histórias.


A pesquisa e a direção da peça são assinadas por Adilson Dias. Percebe-se no palco um trabalho muito interessante para incorporar de forma cênica o gestual indígena à contação de histórias e um cuidado muito grande com a pesquisa das lendas e com a pesquisa musical, com a sonoplastia e a iluminação, além de um grande respeito à arte e aos nossos povos originários.


Além do talento e da curiosidade que move um grande artista, Adilson Dias tem uma história de vida de superação e busca pelo conhecimento que é uma fonte de inspiração (veja a história de vida de Adilson Dias). É uma honra conhecê-lo. Minhas sinceras homenagens e meus parabéns.

Agradecimento: Adilson Dias e Marta Paiva

Ficha técnica e reportagem: clique aqui

Fotos: Divulgação

25 comentários:

  1. Um lindo espetáculo. Lúcia sempre maravilhosa. Trabalho impecáve! Vem pra Rio novamente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Simples, emocionante e impecável. Assisti ao Arandu e São Paulo e adultos e crianças fomos conduzidos ao mágico e ao maravilhoso das histórias contadas por Lucia .Espero que volte ao Rio de Janeiro .

    ResponderExcluir
  3. Lúcia e Adilson,espero ter oportunidade de assistir Arandu aqui no Rio, caso haja nova temporada. Torço por isso! Acompanho o percurso de vcs. Arandu revela a potência da narrativa amazônica, qual semente de Angelim vermelho rasgando o céu, atendendo o chamado da luz e os imperativos de crescimento. Força, beleza e ancestralidade. Felicidades para vocês! Abçs

    ResponderExcluir
  4. Acompanho a trajetória de Arandu pelo país e torço para que seja novamente encenada no Rio de Janeiro. É um boa oportunidade de vivenciar a cultura e tradição amazônica. Parabéns ao diretor e a atriz pelo resgate das histórias genuinamente brasileiras.

    ResponderExcluir
  5. Assisti Arandu no Rio, mais de uma vez, e em São Paulo, sempre com o coração transbordando de emoção. Esse trabalho profundo e importante para a divulgação da tradição oral brasileira merece todo reconhecimento da crítica e do público.
    A Lucia Morais e Adilson muito sucesso é pouco!
    Bravo!!! ("daquele" jeito hahaha)

    ResponderExcluir
  6. Merecido reconhecimento à Lúcia Morais, paraense, de origem Wajãpi, que está impactando de forma poética a muitos estados brasileiros. Adílson Dias, diretor deste espetáculo, quero muito que venham a Porto Alegre-RS!

    ResponderExcluir
  7. Lucia se entrega no palco e o resultado é belíssimo. Gostei demais da escolha das histórias e da forma como foram contadas. Parabéns para a atriz e para o diretor!

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo texto! Exatamente retrata o que significa a construção desse espetáculo, único e essencial. É preciso, mais do que nunca, que a humanidade se conecte com a ancestralidade por meio da memória.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelos comentários, ajudem a divulgar Arandu e o blog

    facebook: https://www.facebook.com/pages/category/Art/Cr%C3%ADtica-em-cena-por-Rodrigo-Ferret-103193997744099/

    Instagram: @rodrigo.ferret

    #criticaemcena #arandu

    ResponderExcluir
  10. Quero muito assistir aqui no Rio! Já conheci a magia de Lúcia, que nos transporta para este horizonte tão nosso, tão originário e quase invisibilizado. Quase porque ainda bem que temos pessoas como vcs, Lúcia e Adilson, a nos presentear e presentificar memórias, histórias e estórias que nos constituem, obrigada e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Arandu é um espetáculo lindo! Envolve, emociona, é feito de tanta poesia... Parabéns, Lucia e Adilson! Querendo mais bis aqui no Rio, vou adorar.

    ResponderExcluir
  12. Tenho acompanhado as viagens de arandu e torcido muito para que volte ao Rio pois não foi possível assistir em sua primeira temporada no ccbb..

    ResponderExcluir
  13. É um belo espetáculo! Assisti no CCBB do Rio de Janeiro e espero que seja encenado novamente aqui no Rio!

    ResponderExcluir
  14. É uma entrega de corpo e alma, um espetáculo movido pela paixão.

    ResponderExcluir
  15. Agradeço aos comentarios. Que surpresa tive ao conhecer no final do espetáculo o crítico de teatro Rodrigo Ferret.

    ResponderExcluir
  16. Trabalho lindo!! Encantamento
    Lúcia show!
    Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😍🥰

    ResponderExcluir
  17. Artista incrível, trabalho encantador! Tudo o que ela faz é maravilhoso... Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  18. Artista incrível, trabalho encantador! Tudo o que ela faz é maravilhoso... Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  19. Te admiro tanto ! Que artista incrível você é ! Que trabalho maravilhoso você faz! Beijos de luz, Kely Medeiros

    ResponderExcluir
  20. Eu amo essa mulher!!! Essa artista! Esse diretor! Grande obra!!!

    ResponderExcluir
  21. Lindos! Amo Arandu.Adilson e Lucia. Desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Tenho orgulho de ser amiga de Lucia. Ver o que ela é capaz de produzir com delicadeza e verdade. Arandu é canoa produzida com primor por Lucia e Adilson. Eu amo navegar nesta canoa. Assim conheço um pouco de mim nas histórias nativas.
    Flavia Dias Justen
    flaviadjusten@hotmail.com

    ResponderExcluir