segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Agenda Cultural de Setembro/2025
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Dicas de Teatro em Brasília, Novembro/2024
02/10 a 12/11/2024 (Quartas e Quintas) - Temporada prorrogada
Teatro Brasília Shopping
Espaço Cultural Renato Russo
1° a 03/11/2024
Espaço PÉ DiReitO
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Hannah Arendt, Uma Aula Magna – Eduardo Wotzik – CCBB Brasília
Hannah Arendt acaba de chegar da nuvem, para uma Aula Magna. Barba e salto. Teatro. Teatro de Autor. Autor, Ator e Diretor. Homem de Teatro. Gente de Teatro. Teatro. Arte do Encontro. Arte de nos encontrar com os outros e com nós mesmos. Teatro. Cinco anos após o ensaio aberto que deu início às investigações para composição do espetáculo, aqui estou novamente, vendo em que a obra que vi dar seus primeiros passos se tornou. Teatro.
O espetáculo convida o público a refletir sobre a mediocridade que a vida nos impõe no cotidiano e a falta de pensamento crítico na sociedade. Com seu humor peculiar, Hannah chama atenção deste mundo cínico contando algumas histórias sobre este mesmo mundo de pessoas de pequenas éticas e etiquetas, onde homens simples e comuns são capazes de cometer as maiores barbáries.
Um ponto crucial da peça é o julgamento do nazista Adolf Eichmann, presenciado por ela, que resultou em um dos seus principais conceitos da obra de Hannah, a Banalidade do Mal. Lá, não viu monstro sanguinário, mas um funcionário, incapaz de refletir sobre seus atos, praticados pelo manto da burocracia, um medíocre. Quantos Eichmanns estão entre nós? Quanto de Eichmann temos em nós? Qual o limite e os riscos de banalizar o mal? Qual a importância da educação e do pensamento?
Tecnicamente, a Aula funciona muito bem, imersa em teatralidade, mantendo a energia do início ao fim, com algumas pausas entre indagações e reflexões, para que os alunos tomem fôlego para seguir. Tudo é bem cuidado, o figurino, o cenário, a luz e o som. E, assim como Hannah chega, se vai; mas permanecendo dentro de nós, seres humanos, seres políticos, semeando o pensar, o pertencimento, a educação e a cidadania. Saímos mais atentos e alertas do que entramos.
Importante falar sobre Eduardo Wotzik; Homem de Teatro com 46 anos de carreira, fundador do Grupo Tapa, estudioso e investigador do Teatro. Autor, Ator, Diretor e Produtor que mantém sua Arte renovada a cada trabalho, que se inicia sempre de uma ideia original e é montada partindo do zero até chegar aos palcos e ser sucesso, como acontece aqui e com Missa para Clarice. Um Artista brilhante e incansável, com muita história em cena e com muito a contribuir para o nosso Teatro.
Ficha técnica: clique aqui
Instagram da peça: clique aqui
Reportagem sobre a Mostra Encontro com Eduardo Wotzik – 40 anos investigando o Teatro, Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro: clique aqui
Entrevista com Eduardo Wozik: clique aqui
Agradecimentos: Rodrigo Machado (Território Comunicação) e Renata Rezende.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Um Beijo em Franz Kafka – Teatro UNIP
Inspirada em cartas trocadas com Max e textos de Kafka, a peça se desenvolve na atmosfera kafkiana, mostrando também o lado boêmio e divertido do grande escritor, com trilha sonora ao vivo em acordeon e piano, dando o tom da noite, muito bem acompanhada por um bailarino que representa personagens e pensamentos do universo de K e da vida de Kafka.
Em cartaz desde 2018, a dupla de atores, Maurício Machado e Anderson Di Rizzi, consegue dar leveza e poesia a um momento fatal. É visível a paixão e o carinho de ambos para com a obra de Kafka. O texto de Sérgio Roveri consegue deixar o público alerta e curioso durante toda a peça, misturando elementos da realidade, da ficção e dos sonhos. A direção de Eduardo Figueiredo consegue fluir e elevar a peça, dialogando com o alto nível da montagem, que segue crescente até final. Tudo impressiona: o visagismo, a maquiagem, a técnica corporal, a música, o cenário, os figurinos, a iluminação e o tom sépia, retrato da época.
Esperança há, não para nós.
Ficha técnica: clique aqui
Fotos: divulgação
Agradecimentos: Deca Produções e Rodrigo Machado (Território Comunicação)
Agora Inês é Morta – Teatro Brasília Shopping
A peça tem como mérito contar de forma leve e bem-humorada uma história medieval e complexa pela multiplicidade de personagens e momentos; principalmente, o uso de adereços específicos para cada personagem, uma solução cênica interessante. Assim acompanhamos, a saga de Inês e Pedro; ela, oriunda de Castela (Espanha), dama de companhia da primeira esposa dele; ele, herdeiro do Trono Português, futuro Rei. Uma paixão imensa que transborda e ameaça os interesses de Dom Afonso IV. Ela, decapitada pelo Rei; ele, futuro Rei; a coroação da Rainha Morta.
Inspirado na Doutrina Espírita e na História, o espetáculo é fruto de pesquisa de campo em Portugal e de leituras Bocage, Camões e Chico Xavier; e Portugal medieval se traduz em cena, tanto no texto, quanto no figurino e na trilha sonora original; com camadas espirituais, históricas e poéticas, dando sentido ao ditado popular e, também, ao que é universal do ser humano. Com pegada minimalista, a direção é de Adriana Nunes, protagonista, acompanhada de André Deca e Rosanna Viegas, que se revezam em múltiplos personagens.
A peça pode ser vista por vários ângulos, não precisando acreditar em vida após a morte ou entender de História para que se extraia o melhor, bastando estar atento, para ser um observador da luta de uma paixão, como muitas que se desenrolam no dia a dia, algumas florescem e outras são sufocadas e decapitadas, mas nenhuma delas deixou de existir.
A peça segue, após a temporada de Brasília, para o Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea, Rio de Janeiro). Clique aqui
Ficha técnica: clique aqui
Instagram: @agorainesemorta
Fotos: divulgação
Agradecimento: Renata Rezende (Teatro Brasília Shopping)