sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O Direito ao Grito - Oficina Circo Íntimo (DF) - Sesc Garagem



A Oficina Circo intimo, com direção de Abaetê Queiroz (saiba mais) e Juliana Drumond (saiba mais), apresentou, como resultado do curso de iniciação teatral, a montagem da peça O Direito ao Grito, baseada no livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (biografia).



O livro possui 13 títulos e conta a história da anti-heroína Macabéa, uma nordestina que vai atrás de seus sonhos no Rio de Janeiro (saiba mais).


 A CULPA É MINHA OU A HORA DA ESTRELA OU ELA QUE SE ARRANJE OU O DIREITO AO GRITO QUANTO AO FUTURO OU LAMENTO DE UM BLUE OU ELA NÃO SABE GRITAR OU ASSOVIO AO VENTO ESCURO OU EU NÃO POSSO FAZER NADA OU REGISTRO DOS FATOS ANTECEDENTES OU HISTÓRIA LACRIMOGÊNICA DE CORDEL OU SAÍDA DISCRETA PELA PORTA DOS FUNDOS



Por que escrever sobre iniciação teatral?

Primeiro, pela importância deste trabalho de fazer as pessoas viverem o teatro na pele, mobilizando familiares, se superando, cada um com o seu objetivo particular, para montarem e sentirem uma peça ser criada e apresentada. Um crescimento pessoal individual baseado no coletivo, conduzido por dois grandes artistas. Um respiro no mundo da arte, uma descompressão. Todos que participam de uma oficina desta jamais irão assistir uma peça, ver um filme ou ir a uma exposição da mesma forma que iam antes.


Segundo, pela importância do contato com Clarice Lispector, alguém de quem muito se fala e de quem poucos afortunados se aprofundam e mergulham na riqueza de sua obra. Assistir ao resultado, foi mais uma oportunidade de vivenciar por alguns minutos o que uma das maiores escritoras de todos os tempos nos deixou.


Quanto ao resultado da Oficina, tivemos uma noite bem interessante de soluções cênicas, riqueza de detalhes, teatro lotado e reflexões, com entrega e desprendimento dos atores, alguns com o objetivo apenas de se superarem em um palco, outros já brincando com a veia artística, impostando a voz e fazendo movimentos mais complexos na realização dos exercícios teatrais. As histórias de Clarice e a de Macabéa foram muito bem contadas e acredito que o objetivo da oficina foi atingido.


O mais importante é cada um ter vivido seu sonho e levar a mágica experiência de subir em um palco para toda vida!



Agradecimentos: Juliana Drummond (@drummondju) e Marcela Franco (@mmfosorio)

Ficha técnica: https://www.facebook.com/oficinacircointimo/ e @oficinacircointimo

Fotos do espetáculo: Luiz Finotti - @vivieluizfoto - (61) 99176-7107












Nenhum comentário:

Postar um comentário