sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Prima Facie – Teatro da UNIP – Brasília/DF


    Estupefado!

    Uma das maiores atuações que já presenciei. Débora Falabella em seu primeiro solo (que não ousem chamar de monólogo) faz história no Teatro! A energia da cena começa altíssima e termina altíssima, sem qualquer espaço para monotonia. Assim, como o grande palco, parece pequeno para tanta atriz. 

    Peço encarecidamente que não chamem este espetáculo de monólogo, por que existem diversas atrizes em cena, mesmo sendo apenas uma personagem narrando toda a trama por 2 horas, horas que transcorrem sem que o público perceba, preso em suas cadeiras, como ávidas testemunhas de um suspense, os rostos perplexos. E, de fato, precisam se segurar; não é um caso para desatentos, faz-se necessário viver cada segundo vivido no palco.


    A Peça, que é um sucesso mundial e se tomou forma de romance recentemente, conta a saga de Tessa, uma jovem advogada de origem humilde que conseguiu seu espaço no mundo jurídico, atuando como defensora criminal em um escritório respeitado; uma profissional que acredita no Sistema e, sobretudo, nas Leis. Uma mulher alegre, de bem com a vida, que vive tudo de verdade e de forma apaixonada. Até que … 


    ... algo muda tudo e Tessa passa a ver tudo que acreditava de outra perspectiva, de outra forma, em outra posição. Nada mais será como antes. Imersa em um mundo de machos, feito por machos, para machos. A estrutura se mostra como é. Todo peso que esmaga e oprime. Ser mulher é nunca estar tranquila e em paz! Uma em cada três! Acho que é mais. Uma em cada três! Olhe para o lado. Olhe para o outro. Uma em cada três! Alguém acreditará nela? Ele estava na sua casa? Em sua versão? Vocês saíram juntos? Há dúvida? Tomou banho? Vítima? Vocês estavam bebendo e se divertindo? Caluniadora? A verdade real ou a verdade do processo? Observar o sistema de cabeça para baixo talvez seja a melhor maneira de começar a luta pela mudança!


    Tecnicamente, o espetáculo é perfeito, o cenário que toma diversas formas, que mostra o desequilíbrio, as relações de poder, tudo está ali, entre cadeiras, mesas e painéis. Os escritórios, a rua, a casa de Tessa, o bar, a boate, o mundo. A iluminação é complexa e muito precisa. O figurino é renovado diversas vezes, durantes as cenas, auxiliando o espectador a vivenciar cada momento. A trilha sonora faz o público sentir as alegrias e dores da heroína, tão forte e tão frágil, tão segura e tão assustada com a realidade que se impõe. 

    Talvez eu tenha dito muito, mas não consiga alcançar o tamanho impacto da atuação e da peça. Um espetáculo para se vivenciar e debater, tanto no ambiente jurídico como em qualquer outro onde haja relações humanas, nas quais deve se buscar equilíbrio e equidade. Reflexões. Talvez ainda há muito a caminhar, mas não podemos parar. 

É AGORA!

    Uma ótima notícia é que a peça retornará a Brasília para novas apresentações em breve, ainda sem data definida. O que é motivo de comemoração, considerando a quantidade de pessoas que ficaram e ficarão com vontade de assistir. É um espetáculo imperdível, urgente e necessário!


    Ficha técnica:

    Ficha Técnica |PRIMA FACIE

    Texto: Suzie Miller

    Direção: Yara de Novaes

    Elenco: Débora Falabella

    Tradução: Alexandre Tenório

    Cenário: André Cortez

    Figurino: Fabio Namatame

    Iluminação: Wagner Antonio

    Produção Executiva: Catarina Milani

    Direção de Produção: Edson Fieschi e Luciano Borges

    Realização: Borges & Fieschi Produções e Antes do Nome

    Produção local (DF): Milca Luna | Maré Cheia


    Instagram da peça: clique aqui

    Instagram do artista: clique aqui

    Fotos: Annelize Tozetto


    Agradecimento: Carla Spegiorin (Âncora Comunicação





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