quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Lua Tu És Meu Sol - Espaço Multicultural Casa dos Quatro, Brasília – DF

    Uma família, uma casa, com alegrias e dificuldades, sentimentos presos em um passado terrível, vítimas da ditadura militar, perseguidos por fugirem à norma social imposta, Alano (Tullio Guimarães) e Lola (Maria Léo Araruna) um pai e uma filha, um homem gay e uma mulher trans, encastelados, na busca pela sobrevivência e por um brilho e uma luz a mais. Uma peça multicolorida, diversa, com público diverso, mostrando em cena a luta diária por dignidade e saúde mental.

    
    O texto do chileno Yovanne Monetta foi dado em mãos ao ator Tullio Guimarães, para que o montasse; e, com as voltas da vida, foi adaptado, para que chegasse ao público no formato que está apresentado. Como Antígona, Alano busca por décadas enterrar seu morto, mas não tem sucesso na busca do corpo de seu namorado, um desaparecido político, com essa emoção represada, sua filha, uma mulher que já teve seu passado de glória, passa os dias em casa, fechada ao mundo, tentando mudar a energia do local, junto com suas bonecas, que são amigas confidentes, mas também tem pouco sucesso.


    A peça transita entre o humor divertido ao trágico, com delicadeza poética, entre música, literatura e vinhos mostrando a difícil e ao mesmo tempo linda relação entre pai e filha, que sempre que podem se refugiam em reinos como o de Netuno, ou se transmutam em lagartas e borboletas, mergulham e voam. Enquanto Lola espera, Alano vai aos poucos deixando as multicores de seu figurino, o transformando em algo que ficará imortalizado e disponível a todos, na eterna brevidade do Teatro. 

   Tullio Guimarães e Maria Léo Araruna conseguem conduzir o público nessa viagem, mostrando a afetividade entre pai e filha, amigos, uma família. Tullio Guimarães é um ícone do nosso Teatro, um artista que cuja vida se confunde com a própria arte, como bem contou na peça que celebrou 35 anos de carreira: Volver Letícia. Maria Léo Araruna é uma atriz e escritora, que vem trilhando e consolidando seu caminho com trabalhos muito importantes e representativos, como seu solo Transmitologia


    História da montagem: clique aqui



    Ficha técnica: 

    Direção: Ana Flávia Garcia 

    Dramaturgia: Yovanne Monetta com adaptação de Ana Flávia Garcia 

    Elenco: Maria Léo Araruna (Lola) e Tullio Guimarães (Alano)

    Encenação: Ana Flávia Garcia e Nine Ribeiro 

    Cenografia: Nine Ribeiro 

    Som e luz: Josias Silva

    Figurino: Ana Flávia Garcia

    Elaboração, Produção Executiva e Coordenação Geral: Mari Baeta/Maribá Produções

    Coordenação de Produção: Rui Miranda / Casa dos Quatro

    Fotografia: Irina Buss 

    Arte e design: Franq 

    Coordenação de Acessibilidade: Luérgio de Sousa

    Intérprete de Libras: Flávia Novaes

    Tradução do texto: Patrícia Onofre 

    Imprensa e Redes Sociais: Ana Elisa Santana


    Agradecimento: Rui Miranda 

Um comentário: