Abro espaço para divulgar a segunda edição do GUIRII, Festival Amazônico que acontecerá online com a exibição de contações de histórias para o público infantil.
O festival é promovido pela Fada Inad Produtora Cultural e tem como principal objetivo a exibição de contação de histórias para o público infantil. O evento que inicia no dia 18 deste mês (sexta-feira) segue até o dia 22 (terça-feira) com apresentações de 25 vídeos de contação de histórias. O Festival será transmitido ao vivo, através do Youtube, no canal da Fada Inad (youtube.com/fadainad) a partir das 20 horas, horário de Brasília. O segundo GUIRII contará com intérprete de libras.
A segunda edição do GUIRII abordará temas cuja a intenção é promover a inclusão, a preservação de recursos naturais, consumo sustentável, o respeito à diversidade identitária, o acesso ao pluralismo cultural e o contato com a ludicidade.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ACESSANDO O LINK: https://contacaodehistoria.com.br/guiriifestival-programacao/
O evento contará com mesa-redonda, cujo tema abordado será sobre “O que é Contação de História?”, com Lucia Morais Tucuju, Daniel Munduruku e Ester Sá. Profissionais renomados, com vasto conhecimento na literatura infantil e responsáveis por grandes projetos culturais desenvolvidos pelo país afora. O evento contará com entrevistas, além de palestras e oficinas. A mesa-redonda acontecerá no dia 19 a partir das 17 horas (horário de Brasília). “Participar do Festival é um prazer, alegria e honra. Desde o primeiro ano tive o desejo de participar, mas perdi. E estar nesse ano me faz feliz em estar junto com tantos artistas maravilhosos. Muito bom ser valorizado” declarou Lucia Morais Tucuju, especialista em literatura infantil e juvenil e pesquisadora da Cultura/Literatura Indígena.
Conheça mais sobre o trabalho de Lucia Morais Tucuju:
https://criticaemcenarodrigoferret.blogspot.com/2022/02/tucuma-lucia-morais-tucuju.html
https://www.livrariamaraca.com.br/produto/tucuma-lucia-morais-tucuju/
https://criticaemcenarodrigoferret.blogspot.com/2019/12/arandu-lendas-amazonicas-ccbb-df.html
Participação no festival:
No total, 340 artistas se inscreveram. A segunda edição do GUIRII teve a participação de artistas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo 19 artistas inscritos no Estado de Rondônia, um artista no Estado do Acre, 10 artistas no Amazonas, 14 artistas no Pará, dois artistas em Tocantins, dois artistas no Amapá, três artistas no Maranhão, três artistas no Piauí, 23 artistas no Ceará, sete artistas no Rio Grande do Norte, 10 artistas na Paraíba, nove artistas no Pernambuco, dois artistas em Alagoas, um artista de Sergipe, 13 artistas na Bahia, 18 artistas em Minas gerais, um artista no Estado do Espírito Santo, 41 artistas no Rio de Janeiro, 78 artistas em São Paulo, 21 artistas no Paraná, 10 artistas em Santa Catarina, 21 artistas no Grande do Sul, quatro artistas no Mato Grosso do Sul, cinco artistas em Goiás, 11 artistas no Distrito Federal e 11 artistas em mato Grosso.
Participe, faça parte, prestigie nossa cultura, prestigie os povos originários!!!
Histórias para se alimentar
Como não lembrar,
da indígena contando histórias com seu maracá
Aquele chocalhar que nos mexe por dentro e nos faz entrar nas lendas,
nos livros, no que está a contar
Arandu, Tucumã,
sabedoria e alimento popular
Materializados em peça, livro
Ancestralidade e infinito particular
(Rodrigo Ferret)
Que texto lindo ...e um prazer participar deste evento e ter Lúcia Morais duas vezes contado histórias e participando da mesa redonda vai ser especial
ResponderExcluirIara lima faz de conta
Parabéns a Lúcia Morais pelo maravilhoso livro TUCUMÃ.
ResponderExcluirLeitura com contexto excelente para o nosso povo do norte e de todo o Brasil.
Uau! Um jeito lindo de conhecer este nosso Brasil repleto de cores e histórias +
ResponderExcluir