terça-feira, 1 de março de 2022

Os Sete Pecados Capitais – Grupo Pele – Teatro dos Ventos – Águas Claras/DF

 

Resultado da Turma de Montagem de Dança Contemporânea, com aulas de Carlos Guerreiro e Catherine Zilá, integrantes do Grupo Pele, o espetáculo trata de um assunto tão antigo quando o mundo eurocêntrico.


Em um clima sombrio, com aroma de incenso e figurinos inspirados na arte do Shibari (saiba mais), somos apresentados a História da Culpa, a História do controle das mentes e dos corpos, a História dos Sete Pecados Capitais (saiba mais).


As coreografias foram criadas pelos alunos bailarinos que as desenvolveram de acordo com o pecado que escolheram, as cenas de dança contemporânea acompanhadas por textos interessantes do diretor Carlos Guerreiro foram realizadas com movimentos marcantes e bem executados, dentro dos limites e objetivos de cada aluno, metamorfoseados com vídeos inspirados em artrópodes, insetos e até na saudosa Betty Boop.


Com participação de Catherine Zilá (Gula), os alunos Isabela Tanizaki (Luxúria), Luísa Delanne (Preguiça), Luíza Caldas (Inveja), Maria Clara Farias (Vaidade), Maria Gabriela Gomes (Soberba) e Romário Gonçalves (Avareza) conseguiram mostrar ao público um espetáculo belo com bastante qualidade, em uma montagem de curso bem cuidada. Uma noite interessante, rica em detalhes e entrega dos bailarinos, um momento singular de reflexão de como a culpa pode não ser sua, mas algo imposto ao longo dos séculos a você, que ao longo da vida se preocupou tanto em não pecar que acabou muitas vezes se esquecendo das virtudes.



De joelhos no confessionário, um arrependido admitiu que era culpado de avareza, gula, luxúria, preguiça, inveja, soberba e ira: Jamais me confessei. Eu não queria que vocês, os senhores padres, gozassem mais que eu com meus pecados, e por avareza os guardei para mim.

Gula? Desde a primeira vez que a vi, confesso que o canibalismo não me pareceu tão mau assim.

É luxúria isso de entrar em alguém e perder-se lá dentro e nunca mais sair?

Aquela mulher era a única coisa no mundo que não me dava preguiça.

Eu sentia inveja. Inveja de mim. Confesso.

E confesso que depois cometi a soberba de acreditar que ela era eu.

E quis romper esse espelho, louco de ira, quando não me vi.

Os sete pecados capitais - Eduardo Galeano no livro Bocas do Tempo



Fundado em 2019, o Grupo Pele é formado pelos bailarinos, acrobatas e professores Catherine Zilá e Carlos Guerreiro com enfoque principal na Dança Contemporânea e Acrobacias de Solo e Áreas (instagram).

O Teatro dos Ventos é um espaço cultural localizado no coração de Águas Claras/DF que é um centro de formação artística com cursos livres, formação de atores, com um teatro com 60 lugares e grupo teatral (site)

A pandemia não acabou, mas a Arte, apesar de todas as perseguições que vem sofrendo segue viva, pulsante, graças aos Artistas e profissionais da Cultura, que são gigantes, e ao público, que mais do que nunca, precisa lutar e exigir que a Cultura continue a existir.

Ficha técnica: clique aqui

Agradecimentos: Ferdi e Catherine Zilá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário