sábado, 25 de março de 2023

A Aforista – Cia. Stavis-Damaceno – CCBB/DF – Em cartaz em Brasília até 09/04/2023


   

       Enquanto ando, penso. Escrevo sobre a peça que caminha sem precisar sair do lugar. Uma peça que flui como a vida, como um rio tortuoso, que parece estar sempre no mesmo lugar, mas nunca está. Caminhando para o enterro de um amigo da faculdade de música, uma ex aspirante a virtuose do piano, anda e pensa e escreve e fala sobre o que viveu ao lado de um colega gênio da música e outro colega que era bom, mas não era um gênio. Uma história de três protagonistas/coadjuvantes: A Aforista, o Gênio e o Náufrago. 



        Enquanto ando, penso. Escrevo sobre a peça que trata da plenitude e do fracasso, das escolhas e das influências, da vida e da morte, ciclos de dualidade. Caminhando sem parar ao som do piano, a Aforista pensa e escreve, por que o texto sem música seria um erro e a vida sem música também seria um erro, ela escreve e anda e pensa, anda para organizar seus pensamentos e continuar a andar, andar sem parar, um texto aforista de fôlego, tão possível como caminhar sem andar.



        Enquanto ando, penso. Escrevo sobre a peça que representa a vida falando da morte, cicatrizes, egos, feridas, contadas por mãos que rabiscam o infinito, em meio ao duelo de duas virtuoses do piano, que a acompanham. Um espetáculo com múltiplas camadas e dimensões, em uma das maiores atuações que já vi em um palco, a palavra como ação, o controle absoluto do nobre ofício, uma experiência inesquecível. Impressiona o trabalho da atriz Rosana Stavis ao mergulhar na personagem e levar a plateia junto, em cerca de 90 minutos de tirar o fôlego do público, uma aula sobre o que é ser ator, em toda a sua plenitude. Ao final, assista ao vídeo para entender o tamanho da artista no nosso Teatro.



        Enquanto ando, penso. Escrevo sobre a peça em que o figurino faz parte do cenário,  assim como a iluminação e a música, composta especialmente para o espetáculo, em uma simbiose que se retroalimenta, coordenada pela direção de Marcos Damaceno que faz tudo funcionar de forma perfeita.  Uma obra de arte!


A vida sem Teatro seria um erro!


Ingressos: clique aqui

Vídeo comemorativo da carreira de Rosana Stavis: clique aqui

Canal da  Cia. Stavis-Damaceno: https://www.youtube.com/@CiaStavisDamaceno

Agradecimento: Rodrigo Machado (Território Comunicação)

Fotos: Humberto Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário